A música Gospel é um dos estilos musicais mais ouvidos no Brasil não só agora, mas desde que passou a ser conhecida no país

Uma grande parcela de todo o sucesso tem relação com seus cantores.

Isso porque, é muito improvável encontrar uma música que não seja gravada com louvores fortes, sentimento e qualidade para expressar todo amor de Deus através das melodias, frases e voz do cantor.

Mas você sabia que, apesar de parecer, a música Gospel não é um estilo atual? Continue a leitura e saiba mais sobre esse estilo musical.

Música Gospel: Sua origem no mundo

Aqueles que pensam que a música Gospel sempre teve a mesma característica desde o início, estão enganados.

Esse estilo musical se originou da igreja afro-americana, as primeiras canções de natureza “Gospel” eram compostas no ritmo de Jazz.

Para muitos, a palavra “Gospel” tem um significado bíblico forte para os cristãos, essa palavra é uma tradução de God Spell que significa Palavra de Deus. “Considerado uma mensagem da Bíblia: A vinda de Jesus Cristo, o Messias”.

Esse estilo musical, como dito, originou-se da música cristã dos negros americanos, logo no início do século XX.

Para eles, a música era cheia de harmonias e diversificação, por isso, era mantido através de:

  • Coral
  • Solista
  • Piano
  • Órgão
  • Guitarra
  • Bateria
  • Baixo.

Todos esses instrumentos formavam um conjunto musical capaz de transcender à letra da música.

Dessa forma, o principal objetivo com essa harmonia era manter a harmonia entre os membros da igreja e levá-los cada vez mais a seguir os caminhos de Deus.

Com o passar dos anos, a música cantada nas igrejas Afro-americanas, ultrapassou seus próprios limites e saiu da zona de conforto, começou a se tornar mais ouvido e conhecido, e alcançou cerca de milhões de dólares.

A prova de sua mudança é que, o Gospel deixou de ser cantado apenas por um grupo de coral instrumental.

Sofreu inúmeras transformações, até chegar em um momento de completa revolução, marcada por grandes nomes do rock dos anos 50, como:

  • Bill Halley
  • Chuck Berry
  • Jerry Lee Lewis
  • Elvis Presley.

Apesar de não ter sido o grande criador deste gênero tão aclamado entre os cristãos, existe um grande nome por trás de uma das maiores evoluções deste gênero musical.

Thomas A. Dorsey faleceu no ano de 1993, mas não antes de deixar o seu legado e ser considerado o grande pai do Gospel.

Foi Tomás quem se atreveu a brigar com as famosas cantoras Sallie Martin e Willie Mae Ford Smith, para que a música fosse consolidada nas igrejas.

Além disso, Dorsey teve a honra e oportunidade de viver para poder presenciar as suas músicas sendo tocadas e cantadas em igrejas onde já foram rejeitadas.

A partir de Thomas A. Dorsey, tudo mudou para o estilo musical Gospel, muitos outros nomes musicais se destacaram ao louvarem e cantarem suas músicas e composições.

música gospel

Como este estilo musical chegou ao Brasil?

Apesar de ter alcançado inúmeros sucesso nos países afora, o estilo musical Gospel somente chegou ao Brasil através de missionários e presbiterianos americanos.

Muitas igrejas no país decidiram adotar o estilo mais tradicional e traduzir os melhores e maiores hinos para a língua portuguesa.

No Brasil, o estilo apenas se concretizou nos anos 80, quando foi renomeado para Rock Cristão ou Rock para crentes.

Na época dos anos 80, quando o estilo musical Gospel finalmente alcançou seu espaço no Brasil, muitos cantores e compositores se destacaram com esse gênero.

A partir daí, este estilo musical tem crescido ainda mais e alcançado cada vez mais vozes que louvam e cantam esses hinos considerados divinos.

No Brasil, as vozes que mais se destacam nesse estilo são:

  • Aline Barros, com o clássico “Sonda-me, usa-me”
  • Fernanda Brum que revolucionou o estilo musical com seu hino “O que tua Glória fez comigo”
  • Bruna Karla, com seu grande sucesso “Amigo de todas as horas”
  • Shirley Carvalhaes, que conquistou a todos com o hino “Sobrevivi”
  • Anderson Freire, conhecido por inúmeros sucessos, inclusive a música “Raridade”.

Essas são as principais informações sobre a música Gospel, deixe nos comentários o hino de louvor que enriquece a sua fé em nosso senhor.

Continue navegando no nosso blog para acessar conteúdos sobre a bíblia sagrada e seus ensinamentos!