Os Hinos Evangélicos são usados como louvor a Deus, mas, como surge esse tipo de canção religiosa? Entenda mais sobre essa parte da liturgia cristã.

Numa congregação evangélica um dos momentos mais comuns no culto é a atuação do coral, ou da interpretação solo de um cântico.

Porém, as músicas cantadas nessas ocasiões, vão além de versos rimados.

Cada hino é baseado numa passagem bíblica e é uma maneira direta de se conectar ao Senhor.

Entenda a história por trás dos Hinos Evangélicos e como eles surgiram.

Hinos Evangélicos: Como foram criados?

Em relação a sua métrica, Hinos Evangélicos são basicamente textos que recebem uma melodia, as notas melódicas não são fixas, é possível entoar hinos usando variações de som.

Assim, é comum cantá-los com ou sem a ajuda de uma banda, muitos hinos são mais marcantes quando realizados à capela.

De maneira geral, os hinos podem ser categorizados da seguinte forma:

  • Passagens do evangelho – Se baseia em mensagens retiradas da bíblia. É o formato mais usual entre as congregações evangélicas
  • Comunhão – Nesse grupo estão músicas que ressaltam a importância de se unir ao divino
  • Consagração – São hinos que refletem sobre a dedicação a Deus. O fiel quando escreve um desses texto, deseja mostrar todo seu respeito ao Senhor
  • Gratidão – Os textos criados nessa categoria reforçam o retorno de Jesus, e que devemos ser agradecidos pelo seu sacrifício
  • Luta e vitória – Um hino dessa categoria expressa todas o caminho que deve ser percorrido para conquistar uma glória.

No Brasil muitos hinos são criados todos os anos, em uma lista dos mais conhecidos, temos o seguinte:

  • Homem de guerra: é uma letra de comunhão, mas que também mostra os caminhos para se alcançar as glórias esperadas
  • Quão grande és Tu: é um hino escrito por Carl Boberg. Seu título original é “How Great Thou Art”, que busca louvar a grandeza de Deus, e as maravilhas que Ele criou. Já ganhou muitas versões em língua portuguesa
  • Por que Ele vive: a composição original foi feita por Glória e William Gaither, em 1971. Baseia-se em João 14:19. É um hino que ressalta o retorno de Cristo
  • O Leão da Tribo de Judá: outro texto baseado nas Escrituras Sagradas, e fala sobre a chegada do Messias. O texto faz menção às tribos se ligam ao Salvador, uma passagem bíblica bem conhecida
  • A alegria está no coração: hino de consagração bastante popular, pois é cantado pelo músico Thalles Roberto
  • Celebrai com o júbilo do Senhor: está entre os hinos de adoração e consagração. Esse louvor foi gravado pelo grupo “Corinhos Evangélicos”
  • Solta o cabo da nau: é um hino de luta e vitória, que diz a importância de saber lidar com as “tempestades”, pois depois sempre vem a “bonança”.

Esses são alguns dos hinos mais populares no país, cada cristão tem sua lista de preferidos, o importante é buscar entender o ensinamento transmitido na composição.

hinos evangélicos

História dos hinos

Os hinos são uma tradição que remonta aos primeiros anos do Cristianismo, ainda na antiguidade.

Usando harpas e liras, os cristãos declamavam salmos, com intuito de transmitir a palavra de Deus.

Na Idade Média os louvores receberam o incremento de mais instrumentos musicais e os textos se encheram de versos mais zelosos com a Mensagem.

Contudo, é no século XX que a perspectiva protestante aos hinos se consolida, com o surgimento de mais igrejas pentecostais e aplicação do termo Gospel, essa tendência ganha o mundo.

No início os textos dos hinos eram mais generalistas, pois eram usados por muitas denominações cristãs.

Com o avanço dos estudos bíblicos e as divisões dentro do protestantismo, as letras e melodias passaram a ter caráter mais específicos.

O Hinário Adventista é um bom exemplo dessa divisão salutar, trata-se de uma coleção dos muitos hinos escritos ao longo dos anos e cantados por muitas linhas cristãs.

Atualmente, muitos artistas do mundo Gospel reafirmam essa tradição cristã, além de cantar louvores e outras canções que celebram o Senhor, tais personalidades gravam Hinos Evangélicos de todas as épocas.

Deixe nos comentários quais hinos são os seus favoritos! Acompanhe nosso blog e fique sempre informado sobre a bíblia sagrada!