Quem segue seus estudos bíblicos com certeza se deparou com a seguinte pergunta: Jesus é Deus?

Será que existem passagens bíblicas que provam que sim?

Confira esse artigo que explica se Jesus é Deus e confira também as passagens que indicam as respostas.

Jesus é Deus?

Na perspectiva da Trindade, sim, consideram que Jesus é Deus, lembrando do 3 em 1.

Contudo, Jesus é filho de Deus, onde também afirma isso em diversos versículos.

Deus é maior que nossa capacidade de compreender cada detalhe que ele nos deixou, pois somos criaturas e obra Dele.

Já em Lucas 10:21-24, diz “O que os homens sabem de Deus foi revelado pelo próprio Deus, através do Filho e por meio do Espírito Santo.”

Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, o ser humano é alma e espírito e corpo .

Em João 1:1 diz “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”, o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão juntos desde o início de tudo.

Em Isaías 9:6, Mateus 1:20-23 e Mateus 3:16-17 dizem que ao vir à terra, o Filho tomou forma humana, que é Jesus. Em João 1:14 diz: “O verbo se fez carne e habitou entre nós”.

Há alguns questionamento e visão diferente sobre isso, porém tem outros textos que mostram que Jesus realmente é Deus, por exemplo, em João 10:30 e Colossenses 1:15-17.

Em nenhuma passagem bíblica Jesus afirma ser Deus, porém em nenhum momento ele afirma “eu sou homem”.

Mas, é encontrado no evangelho diversos versículos em que Jesus faz considerar que seja Deus, por exemplo:

  • Jesus afirmou ser o Eu Sou (João 8:28; João 8:58-59) – Moisés quando perguntou a Deus quem ele era, Deus o respondeu dizendo “Eu sou o Eu sou”(Êxodo 3:13-14). E Jesus quando questionado quem ele era, fez a mesma afirmação
  • Jesus afirmou ser o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) – Apenas Deus pode dar acesso a Ele mesmo, além disso Jesus faz afirmações no singular (o caminho, a verdade e a vida). E complementa dizendo que ninguém chega ao Pai se não for por meio dele
  • Jesus afirmou ser a única Salvação (João 5:24 e João 14:23) – Nenhum profeta da época dizia ser a salvação do povo e nem que essa salvação seria por meio dele (João 11:25). E Jesus não só afirmou isso, como também ressuscitou vencendo a morte (Mateus 28:5-6 e Romanos 6:9)
  • Jesus perdoava pecados (Marcos 2:5-7) – Jesus perdoava todos os pecados que as pessoas cometiam e não apenas os que era contra ele. Muitos cristãos da época ficaram abismados, pois só Deus pode perdoar os pecados, de forma que é considerado uma ofensa contra ele.

Algumas dessas afirmações foram registradas por João Evangelista, que era discípulo de Jesus, testemunha real de todas as declarações.

Outra perspectiva para acreditar nisso é que os Judeus esperavam o Messias, sem hesitações, pois já o esperavam.

Porém muitos recusaram aceitar a Jesus e contribuíram para sua morte, justamente por ele dizer ser Deus.

jesus é deus

Passagens que provam que Jesus pode ser considerado Deus

Filipe não compreendia e questiona em João 14:8 “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.

E mais uma vez Jesus afirma “Você não me conhece Filipe, mesmo durante todo esse tempo eu estando presente com vocês? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode pedir: Mostrar-nos o Pai?”

Outro texto que pode ajudar a entender isso mais um pouco, está no Evangelho de João 14.

Quando Tomé pergunta a Jesus “Qual caminho seguirá e para vai?” Jesus o respondeu dizendo “Se vocês realmente me conhecem, conhecerão também o meu pai. Já agora vocês o conhecem pois o têm visto (João 14:6-7).

Além dessa afirmação de que é o caminho para a salvação, ele revela que era Deus e que estava a frente de todos que o seguiam.

Jesus prova ser Deus quando ressuscitou, isso porque, em todas situações de ressurreição quem consta na bíblia, foi graças aos pedidos em orações dos homens para Deus e com Jesus ninguém intercedeu por ele pedindo que ressuscitasse:

  • A morte não podia retê-lo, pois ele era perfeito e era Deus! Vide em Atos dos Apóstolos 2:24 e em Romanos 6:9.

Como dito, há muitas interpretações acerca disso, estude e busque conhecimento na palavra, para que entenda a vida e propósito de Jesus na terra.

Essas são as principais informações sobre se Jesus é Deus encontradas na bíblia sagrada.

E você o que acha dessas passagens? Deixe nos comentários quais as passagens bíblicas que mudaram a sua vida!

Veja mais conteúdos sobre isso em nosso blog, há muitos artigos que edificarão sua vida espiritual!