Você sabe o que a bíblia sagrada diz a respeito da fornicação?

Se você quer seguir à risca os ensinamentos de Deus, precisa entender o que a palavra sagrada tem a dizer sobre esse pecado.

Continue a leitura para entender todos os conceitos que envolvem a fornicação, bem como os ensinamentos do criador tem a dizer sobre esse ato.

Fornicação é pecado?

Sim, a fornicação segundo a bíblia é considerada pecado, pois nos exorta a fugir da imoralidade sexual e fugir das tentações.

Ademais, Deus diz que nossos corpos são obras criadas por ele e que devemos preservá-lo puro, longe de pecados.

Em Coríntios 6:18-20 diz: “O corpo é templo de Deus, pois o Espírito Santo mora dentro de nós”, assim, o ato da fornicar é considerado um insulto contra Deus.

Em Romanos 1:27 diz que esse ato tem consequências para quem pratica, além de causar um mal em sua vida espiritual.

Também pode causar danos ao seu corpo e emoções, sendo que alguns desses atos podem dar a entender não ser nada demais e depois podem causar coisas ruins.

De acordo com o dicionário bíblico, fornicar significa ter relações sexuais sem que sejam casados ou sem um relacionamento estável, é uma relação sexual de modo pecaminoso, pecado carnal e luxúria.

Na tradução grega, vem da palavra porneia que significa imoralidade sexual ou prostituição.

Considerando o novo testamento, significa qual tipo de prática sexual errada, no que inclui adultério, prostituição, incesto, lascívia e qualquer outro tipo de imodéstia sexual.

Jesus em sua passagem falou sobre a origem do ato de fornicar em Marcos 7:21-23, em que diz:

  • “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”

Jesus fala de forma muito clara sobre a natureza pecaminosa, sendo um pecado no qual une algo bom que foi criado por Deus, o sexo e o corrompe de forma que o torne uma transgressão contra os princípios bíblicos.

fornicação

O que a Bíblia Sagrada diz sobre esse pecado?

Muitas vezes foi citada fazendo uma metáfora em relação a idolatria, quem adora a outros deuses é considerado como quem fornica, é impuro.

Assim, a idolatria quebra todo tipo de compromisso e comunhão com Deus e que nos faz conectar a ele, vide em Oséias 4:12.

Deus não divide a nossa adoração com outros deuses e falsos, assim como um casal não deve compartilhar seu companheiro com outra pessoa.

Entretanto, Deus sempre nos dá uma oportunidade de pedir perdão e querer fazer o caminho de retorno para ele.

Alguns versículos bíblicos que falam sobre o assunto:

  • Romanos 13:13 – “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja”
  • Coríntios 6:13 – “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo”
  • Tessalonicenses 4:3-5 – “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus”
  • Romanos 13:13 – “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja”
  • Coríntios 6:18-20 – “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por um preço alto. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo”
  • Levítico 18:20 – “Não se deite com a mulher do teu próximo, contaminando-se com ela”
  • Efésios 5:3 – “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos”
  • Colossenses 3:5 – “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”.

Essas são todas as definições citadas em passagens bíblicas sobre a fornicação.

Confira agora mesmo mais artigos sobre a palavra de Deus em nosso blog!