12 Apóstolos de Jesus: Saiba quem foram eles!

publicidade

Os 12 apóstolos são bastantes citados em várias passagens da bíblia, alguns acompanharam jesus até o fim, outros se perderam no caminho

Os apóstolos de Jesus são conhecidos por terem acompanhado e seguido o Messias durante o seu tempo caminhando na terra.

publicidade

No entanto, são citados em diferentes momentos em algumas bíblias e pouco se sabe sobre suas histórias, trajetórias e quem esses apóstolos realmente foram.

Por isso, preparamos o artigo abaixo com todas essas respostas sobre eles, saiba mais sobre os 12 apóstolos de Jesus.

12 Apóstolos de Jesus: Quem foram eles?

Na bíblia, os 12 apóstolos significam os 12 enviados, foram as 12 pessoas que acompanharam Jesus durante sua trajetória na terra e adquiriram maior intimidade com ele.

publicidade

Jesus, tendo os 12 enviados, treinou-os de forma especial, para que fosse anunciado seu evangelho e fundado sua Igreja.

A Bíblia cita em vários momentos o nome dos apóstolos de Jesus, sendo eles:

  • Simão (Pedro)
  • André
  • Tiago (filho de zebedeu)
  • João
  • Felipe
  • Bartolomeu
  • Tomé
  • Mateus
  • Tiago (filho de Alfeu)
  • Tadeu (Judas)
  • Simão (O zelote)
  • Judas Iscariotes.

Todos esses apóstolos são citados nas passagens Mateus 10:2-4 e Lucas 6:13-16, onde também é citado que acompanharam Jesus durante o Seu Ministério.

Além dos 12 enviados que conhecemos através da bíblia, existiam outros, principalmente após a traição de Judas Iscariotes e seu suicídio.

Após sua morte, muitos outros apóstolos desejam tomar seu lugar, o discípulo escolhido foi Matias, que acompanhou Jesus durante o seu ministério.

publicidade

Esse fato pode ser lido em Atos dos Apóstolos 1:26, onde também conta qual foi sua missão como um dos 12 escolhidos de Jesus.

Em Atos dos Apóstolos 14:14, também é citado Tarso, que foi considerado um novo apóstolo de Jesus.

Diferente dos outros, Tarso não acompanhou Jesus, foi capaz de ter uma visão de Jesus glorificá-lo após seu ato de ressurreição.

Após essa visão, Tarso se converteu e começou a pregar o evangelho por onde andava, seu trabalho ganhou reconhecimento e foi nomeado um dos doze apóstolos.

Além de Tarso e Matias, a bíblia também cita outros apóstolos de Jesus que não faziam parte dos 12:

  • Barnabé
  • Andrônico
  • Júinas.

Essas pessoas são citadas na passagem Romanos 16:7, provavelmente, foram alguns dos primeiros apóstolos que espalharam seu evangelho.

12 apóstolos

O que aconteceu com os apóstolos depois do Pentecostes?

As passagens bíblicas mostram que, logo após o Pentecostes, os apóstolos se tornaram grandes líderes da igreja primitiva.

Como líderes, os apóstolos passaram a ensinar tudo o que tinham aprendido enquanto estiveram com Jesus e foi assim, que eles criaram juntos uma base de natureza sólida para o fundamento da Igreja.

Além disso, todos os apóstolos seguiram viagem em terra para fundarem igrejas por todos os lugares por onde passaram.

Através de seus testemunhos, espalharam as palavras de Jesus e criaram o evangelho.

Jesus foi capaz de escolher seus apóstolos com cautela para que, estes pudessem dirigir sua igreja e espalhar sua palavra.

Para isso, ele teve que prepará-los, santificá-los e dar-lhes grandes responsabilidades.

Ele sempre teve a certeza de que o Espírito Santo habitava em seus 12 escolhidos, para que dirigissem e santificassem sua igreja.

Como é dito em João 20, 21:

  • Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”

Deixando claro que a missão dada a seus seguidores era de continuarem a sua missão de evangelização na terra.

Judas Iscariotes é conhecido na história por ter sido um dos doze apóstolos de Cristo e, logo em seguida, tornou-se um traidor, após entregar Jesus por trinta moedas de prata.

No entanto, Judas suicidou-se logo após a sua traição ao grande Messias, pois entrou em desespero.

O discípulo foi capaz de se enforcar e, por isso, se condenou ao inferno.

Mesmo após a sua traição, Judas Iscariotes ainda era tido como um dos apóstolos de Jesus.

Após seu suicídio, o seu lugar foi substituído por Matias, que foi escolhido para, junto com os outros, espalhassem o evangelho de Jesus.

Essas são todas as informações colhidas de passagens bíblicas sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, nosso senhor.

Gostou desse texto? Continue navegando em nosso blog pra conferir mais conteúdos de louvor!

publicidade