Fiador de aluguel: Como escolher um?
Para fechar um negócio pode ser exigido por algumas imobiliárias um fiador de aluguel, uma pessoa capaz de assumir as responsabilidades do locatário, sejam elas financeiras ou até mesmo judiciais.
A fiança é uma das modalidades mais antigas de assegurar que o inquilino cumpra com o seu compromisso de pagamento da dívida.
Caso o locatário da propriedade não efetue as suas obrigações, o responsável por quitar esses débitos é o fiador do imóvel, como pagamento do aluguel, contas de água e de energia.
Isso é feito como uma forma de garantia e segurança para que o locador não tenha prejuízos.
Mas você sabe quem pode ser fiador, quais são as suas responsabilidades?
Acompanhe a leitura deste artigo que te explicaremos tudo sobre o fiador de aluguel.
Fiador de Aluguel: Quem pode ser?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ser um fiador de aluguel, bastando estar em dia com os seguintes requisitos:
- Ter mais de 18 anos
- Possuir renda
- Ter pelo menos um imóvel quitado no seu nome e que atenda a todos os outros requisitos exigidos pelo dono do imóvel ou pela imobiliária
- Demonstrar que possui condições de se responsabilizar pelas dívidas do locatário
- Fornecer documentos de posse de bens.
Cada locador ou imobiliária irá estabelecer os critérios para ser um fiador daquele imóvel, podendo variar de um para o outro.
Normalmente, é preciso ter uma renda líquida três vezes maior que o valor mensal do aluguel, adicionado das despesas referentes a locação, como condomínio e IPTU.
Em algumas situações pode ser exigido que o fiador também possua o nome limpo.
Se o fiador for casado, o cônjuge também precisa estar ciente da fiança, por conta do possível penhor da propriedade, caso seja necessário.
Se o fiador for uma pessoa jurídica, o contrato da empresa deve permitir a fiança, mas apenas o responsável pela companhia pode assinar o documento.
Além de atender a todos os requisitos, o fiador precisa se apresentar e fornecer as documentações, como:
- Extratos bancários
- Identidade
- Declaração de imposto de renda
- Matrícula do imóvel.
Assim, o fiador deve conceder as assinaturas para o fechamento do negócio, sendo capaz de assumir possíveis débitos por parte do locatário, podendo ser um fiador subsidiário ou solidário.
O fiador subsidiário só será contatado para se responsabilizar pelas despesas após a execução de todos os bens do locatário titular.
Já o fiador solidário pode ser contatado a qualquer momento para responder pelas dívidas do inquilino.
Como conseguir um fiador?
Muita responsabilidade e riscos estão envolvidos nesse processo, sendo difícil encontrar pessoas que realmente queiram participar dessa prática.
Embora pareça uma tarefa difícil, ela não é impossível, principalmente se você possuir amigos e familiares próximos.
Confira as dicas abaixo para te auxiliar a conseguir um fiador de confiança.
Transparência
Ser transparente e explicar a situação de forma clara e objetiva pode ser decisivo para ganhar a confiança de alguém.
Pois o fiador precisa entender todas as condições do contrato e do contexto em que se encontra, como os possíveis riscos e os motivos que fazem aquele aluguel ser essencial para você.
Garanta que pode pagar o aluguel
Após falar abertamente sobre a situação, demonstre que você tem formas de pagar mensalmente o aluguel e as despesas da locação.
Converse a respeito do seu emprego, valores salariais, reserva financeira, orçamentos e até mesmo planejamentos em momentos de crise.
Convença-o de que você é consciente e responsável com os seus compromissos, fazendo o possível para não provocar prejuízos para o fiador.
Amigos e familiares
Buscar por amigos e familiares pode ser uma das formas mais fáceis de conseguir um fiador, visto que eles já conhecem o seu caráter e comprometimento, possuem uma relação de confiança e de reciprocidade, onde ambas ajudariam uma à outra.
Apesar de ser mais simples conseguir um fiador quando já existe alguém próximo, as etapas anteriores também são importantes para que eles conheçam a sua intenção.
Ficou claro sobre ser fiador de aluguel? Deixe suas dúvidas nos comentários!
Acompanhe mais artigos no nosso blog!