Apesar da instabilidade no setor imobiliário e da crise econômica que o país vem enfrentando, o mercado tem oferecido muitas propostas para quem deseja alugar apartamento.

Mas, os fatores financeiros não são os únicos pontos a serem observados, ao optar pelo aluguel de um apartamento é preciso definir as suas necessidades e analisar cuidadosamente as propostas.

Quer saber como escolher o apartamento ideal para você? Então, confira os tópicos que separamos para você alugar apartamento sem problemas.

Alugar apartamento: O que você deve saber antes de escolher?

Caso você já esteja pensando em alugar apartamento como opção, anote essas dicas, pois vão te ajudar a fazer esse processo com mais comodidade e segurança.

Analise os cômodos e o tamanho do imóvel

Uma das principais coisas a analisar em um apartamento é a planta.

Com ela, você consegue identificar se as áreas úmidas do local possuem boa ventilação, se os quartos e salas têm iluminação natural e se a localização é poente ou nascente, o que irá definir totalmente o clima do apartamento.

Muitos projetos são feitos sem verificar a necessidade de cada espaço, como por exemplo, uma varanda grande, enquanto a cozinha pode ser extremamente pequena.

Verifique se o tamanho de cada cômodo atende a o que você precisa.

Verifique a localização

Outro fator fundamental é a localização do apartamento.

Verifique se você terá fácil acesso ao comércio, como o bairro funciona, verifique o índice de violência e assaltos no local.

Entenda como funciona a privacidade

Muitos apartamentos possuem varandas e algumas delas, viradas para janelas ou áreas de vizinhos.

Isso poderá ser um incomodo ou ser resolvido com cortinas, é importante estar ciente de aspectos como esse.

Sem falar em políticas para prevenir barulhos, acessos às áreas por visitantes, horário de funcionamento da portaria, entre outros fatores.

Avalie o custo com o condomínio

Falamos dos benefícios que o apartamento possui, mas esses benefícios devem ser condizentes com os valores pagos mensalmente.

Assim, vale a pena se questionar sobre a necessidade de alugar um local com piscina, área de eventos ou academia.

Caso você não tenha tempo para desfrutar dessas vantagens, esse pode ser um dinheiro desperdiçado.

Investigue reformas recentes

As reformas recentes podem indicar problemas na estrutura mal resolvidos, como infiltrações que podem ser um grande problema em apartamentos.

Se precisa de espaço para pets, fique alerta

O ideal é que o seu apartamento se adapte ao seu pet, mas muitos desses imóveis não permitem moradores com animais. Já outros, podem ter até áreas especiais para brincadeiras e tosas.

alugar apartamento

Qual imóvel as pessoas preferem alugar?

Muitas pessoas acreditam que as melhores opções para aluguéis são as casas, devido ao espaço e possibilidade de privacidade.

No entanto, a moradia nos apartamentos é uma excelente opção quando analisamos cuidadosamente os detalhes.

Inclusive, muitos deles já possuem armários embutidos na cozinha e nos quartos, sendo uma boa escolha para quem não tem ainda todos os móveis.

Muitos desses imóveis oferecem garagem fixa para os moradores, sistema de segurança com portaria, áreas para eventos e locais de laser como piscinas, churrasqueiras e quadras esportivas.

É importante saber que esses benefícios podem pesar nos gastos mensais, sendo fundamental entender quais são as suas necessidades e de sua família, antes de escolher o imóvel.

Gostou das dicas, analisou tudo e está pronto para alugar apartamento? Então tenha atenção ao fechar o contrato.

Leia todas as cláusulas com atenção para evitar imprevistos, reajustes e multas escondidas nas entrelinhas.

Fique sempre informado com nossos artigos do blog!