O Salmo 121 é um dos escritos bíblicos mais marcantes, suas interpretações rendem reflexões fundamentais para o cristão.

O livro dos Salmos é um dos mais populares entre aqueles que seguem a fé cristã, ao todo são 150 capítulos, que discorrem sobre coisas da vida.

Boa parte dessas escrituras foram escritas pelo Rei Davi (em torno de 70 salmos), essas passagens da Bíblia são atrativas para os cristãos, pois são escritas quase em forma de poesias.

Além disso, os ensinamentos transmitidos são próprios para nos manter mais próximos de Deus.

As passagens dos Salmos também são usadas na criação de hinos e louvores, como são mensagens repletas de sonoridade, se tornam as preferidas pelos cantores cristãos.

Entenda todo o significado por trás do Salmo 121 e porque ele é tão importante.

Salmo 121

Abaixo leia o que dizem os versículos do Salmo 121 e no tópico seguinte, conheça algumas das possíveis representações dessas palavras sagradas:

  1. Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde vem o socorro?
  2. O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra
  3. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta
  4. Sim, o protetor de Israel não dormirá; Ele está sempre alerta!
  5. O Senhor é seu protetor; Como sombra que o protege, Ele está à sua direita
  6. De dia o sol não o ferirá; nem a lua, de noite
  7. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida
  8. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

São esses os 8 versículos que compõem esse Salmo, fazem parte daqueles que narram a jornada do Rei Davi ao seu encontro com Deus.

salmo 121

Interpretações desse salmo

A partir da leitura da Bíblia tiramos muitas lições, os textos sagrados nos permitem entender o porquê de algumas situações que vivemos diariamente, por exemplo.

Desse modo, é comum que entre os cristãos algumas passagens tenham significados distintos, pois a interpretação se baseia no nível de conhecimento e leitura da Palavra.

De maneira geral, ao ler os Salmos, conseguimos encontrar explicações para angústias pessoais, como problemas na relação. Mas, também eles indicam caminhos certos para alcançar a prosperidade na vida.

No entanto, quais são as interpretações que podemos tirar desse Salmo? Bem, aqui pontuamos trechos que têm significados claros, confira-os abaixo.

  1. De onde vem o socorro: o Salmo se inicia com a questão “de onde vem o socorro?”, e na época o natural era olhar para os montes buscando ajuda. Muitos templos, por exemplo, eram erguidos nos topos de colinas que margeiam Jerusalém. Assim, olhar para os montes, primeiramente, seria uma demonstração de respeito e adoração. Uma das maneiras de se conectar com Deus, pois é Dele que virá todo o auxílio
  2. O protetor está sempre alerta: o Senhor nunca dorme, estará atento às aflições de seus fiéis. Ele é onipresente e onisciente, e ajudará seus filhos que precisam. Esse versículo também pode ser interpretado como uma crítica aos deuses pagãos, creditados por profetas de Baal (um deus venerado pelos cananeus)
  3. O Senhor é sua sombra: o Salmo diz que “Deus é a tua sombra à direita”, isso quer dizer que Ele está conosco o tempo inteiro. Para onde seguimos, nossa sombra sempre nos acompanha. Seja a luz do sol, ou a luz da lua, o Senhor não permite que você faça sua jornada na solidão. Essa é uma explicação pontual, sobretudo quando nos transportamos à região de Jerusalém. Uma área desértica, e pela qual muitos peregrinos caminhavam durante o dia ou à noite
  4. Proteção para todo o mal: o Criador dos céus e da terra não distingue o tipo de problema que você passa. Na tristeza, na dificuldade financeira, em problemas de saúde… é essencial lembrar que Ele nos acompanha. Períodos de provação são precedidos por glórias, nunca esqueça disso
  5. Proteção na saída e na chegada: aqui o Salmo pode ser entendido simplesmente como a guarda divina em todas às vezes que saímos de casa, por exemplo. Durante o período que estamos longe de nosso lar, Deus nos protege e nos guia, sobretudo no trajeto de retorno.

São essas algumas das possíveis interpretações do Salmo 121, salve-o como leitura do dia, ou naqueles momentos em que a solidão permeia.

Acompanhe mais passagens importantes da bíblia sagrada em nossos conteúdos do blog!