Você com certeza já ouviu falar sobre o Jejum de Daniel, mas sabe para que ele serve?

Quem busca sua comunhão com deus, precisa entender que o jejum tem objetivo de sacrificar o prazer de comer determinado alimento.

Entenda nesse artigo todas as informações sobre o Jejum de Daniel e sua importância.

Jejum de Daniel

O Jejum de Daniel é um jejum parcial, você evita comer coisas saborosas para você, também pode ser um tempo de duração diário maior ou fazer jejum de todos os alimentos.

Esse jejum possibilita pessoas que não podem ficar sem comer algo por certo período, de forma que não comprometa sua saúde, você pode se alimentar, mas controlando o apetite e comendo coisas que não são prazerosas para você.

Daniel, Misael, Azarias e Hananias fizeram o primeiro jejum deixando de comer os alimentos do rei da babilônia.

Assim, eles se alimentavam apenas de legumes, vegetais e água, isso por um período que foram treinados para servir ao rei (Daniel 1:8 e Daniel 1:16).

Em Daniel 1:12-15 diz que ele pediu permissão aos superiores, para que fizesse um teste para saber se comprometeria sua saúde.

Lembrando que, o foco de Daniel era Deus, não era um jejum para outras pessoas como afronta ou julgamento.

Depois que percebeu a boa aparência e que o jejum não lhe causaria danos, ele prosseguiu por 3 anos em que ficou no palácio babilônico.

O segundo jejum que Daniel fez foi realizado na Babilônia, no qual jejuou durante 21 dias, nesse período ele não comer nenhum tipo de carne, nem coisas que gostava de comer e nem tomou vinho.

Além disso, ficou sem perfumar-se durante esse tempo e também ficou fazendo súplicas a Deus (Daniel 10:2-3).

O jejum de 21 dias é muito conhecido e também há várias “fórmulas” de fazer jejum, percebe-se que nesse jejum ele se absteve das coisas que dava prazer para se conectar com Deus naquele ciclo.

Esse jejum não tem nenhuma finalidade estética, muito menos deve ser usado para se mostrar e achar ser “mais santo” que outras pessoas.

O objetivo principal é buscar a intimidade com Deus e fortalecer a fé em Jesus se santificando cada vez mais.

Não faça esse jejum se seu objetivo é emagrecer, busque isso de outras maneiras, faça o jejum para sua vida de comunhão com Deus, conforme Colossenses 3:1-2.

Muitas pessoas fazem o jejum no mesmo tempo que Daniel fez, que foi de 21 dias, mas, você pode fazer por quanto tempo desejar e de acordo com a permissão de Deus.

Se você achar que deve ser em menos tempo, não tem problema, se desejar prolongar, também não há problemas.

Estabeleça o tempo orando e pedindo direção de Deus, e faça o período que sentir que deve continuar ou parar.

O foco do jejum é que siga a vontade do Pai e não apenas por qualquer motivo e cumprir tabela.

Deus abençoará seu sacrifício, não é possível sabermos o que pode acontecer nesse período, mas Deus agirá conforme a necessidade e vontade Dele, vide em Jeremias 29:13.

jejum de daniel

Como fazer o jejum feito por Daniel?

Na bíblia não há regras para realização do jejum, cada indivíduo decide o que comerá, beberá ou irá fazer durante o jejum.

Porém, algumas comidas foram evitadas por Daniel, comidas que ele achava prazerosa, você pode cortar os seguintes alimentos:

  • Carne, doces, refrigerantes, etc.

Mas, você pode abdicar de outras coisas sem que seja alimento, por exemplo:

  • Entretenimento (cinema, jogos, seriados) ou tratamentos de beleza/estético e muito mais.

Vale ressaltar que, sempre faça o jejum dentro de suas possibilidades, de acordo com suas condições de saúde e familiar.

Não é necessário se privar de todas essas coisas, mas que seja com compromisso de se privar de algo que achar necessário.

Durante o tempo de jejum busque fazer algo voltado para Deus, como ler a bíblia, orar, fazer reuniões sobre a palavra de Deus, buscar orientações com líderes.

Assim estará dentro do objetivo do jejum, sem que fique algo desconfortável ou pesado. Busque sempre estar se alimentando da palavra de Deus.

Conseguiu compreender o intuito do Jejum de Daniel? Faça sua meditação e busque orientação de Deus sobre quando deve começar e faça seu momento de sacrifício.

Aproveite e leia outros artigos em nosso blog!