A comunidade Canção Nova é um dos grupos católicos mais conhecidos do país, suas ações ajudam a levar a mensagem cristã para diferentes lugares do mundo.

A Renovação Carismática Católica é movimento que surge na década de 60.

No Brasil, tomou forma nos anos 90, para abraçar o público mais jovem.

Uma das principais proposições da RCC é reforçar a importância dos cânticos para transmissão do cristianismo, lembrar as palavras de Cristo, e estimular o espírito de comunhão entre as pessoas.

É com esse intuito que nasce a Canção Nova e até hoje se mantém levando o evangelho para milhões de pessoas, saiba mais continuando a leitura.

Canção Nova

Na sua página institucional é possível entender o compromisso da Canção Nova pela frase estampada “Nascemos da necessidade de evangelizar e para evangelizar”.

Os outros 3 pontos de sua apresentação consolidam essa ideia:

  • O carisma indica que é necessário falar mais da mensagem de Jesus Cristo
  • A identidade fala da importância de comunicar a Boa Nova por uma comunidade
  • A missão reforça sua proposta de evangelizar as pessoas para viverem num mundo melhor.

Seu papel é tão significativo à Igreja Católica que obteve o reconhecimento pontifício, a comunidade pode atuar em uma paróquia local, bem como em outras partes do mundo.

Nos momentos iniciais a comunidade se formou por padres e missionários.

Com o crescimento do grupo, e consequentemente de sua estrutura, os não-vocacionais puderam fazer parte da comunidade.

Hoje é uma pessoa jurídica, que se mantém por meio de doações, dos shows de música e de outros produtos criados pela comunidade.

Nos dias atuais, o grupo conta com canais de TV, rádio e meios digitais para falar ao grande público.

É uma iniciativa do Monsenhor Jonas Abib que surge após sua participação na RCC, ocorrida no Liceu Coração Jesus, em 1993 na cidade de São Paulo.

Mas, a inspiração do, na época, padre Jonas é um pouco mais antiga.

No final da década de 70 ele propõe um chamamento: “Quem estava disposto a deixar tudo para trás e se unir a uma comunidade?”.

Seu objetivo desde o início é o de evangelizar, e desta forma começou seu desafio, numa das maiores cidades do planeta.

Funcionou numa sede provisória, inicialmente, e ao longo dos anos 90 e 2000, a comunidade esteve em diferentes casas.

A música é o principal meio escolhido pelo grupo para levar o evangelho.

canção nova

Estruturas da comunidade

Bem, aqui vale falar de dois aspectos: a parte organizacional dos fiéis e como está à disposição de seus canais de trabalho.

A organização da comunidade se baseia em 2 grupos:

  • Núcleo – Composto por aqueles que se passam a viver integralmente na comunidade. O apostolado realiza as diversas tarefas estruturais, desde apresentações artísticas até atividades de manutenção, por exemplo
  • Segundo Elo – Formado por pessoas que não estão em tempo integral. Elas continuam com suas ocupações; participam dos encontros periódicos e ajudam a divulgar os projetos da comunidade.

Já quando falamos dos equipamentos que são usados para que a comunidade leve sua mensagem, a estrutura se apresenta assim:

  • Música – O grupo promove seus shows, consegue produzir seus álbuns e lança seus artistas (que fazem parte do núcleo, principalmente)
  • Clube – É uma maneira dos fiéis se aproximarem mais da comunidade. Pelo clube de evangelização se fazem as doações, e os inscritos participam de todas as campanhas criadas pelo grupo
  • Santuário – É onde ocorrem as missas celebradas pelos sacerdotes, inclusive o Monsenhor Jonas Abib
  • Kids – É um recurso virtual que auxilia na aproximação com as crianças. Acessando o site os pequenos podem se divertir e aprender por meios de jogos, vídeos, leituras, etc
  • Notícias – Para saber todas as novidades e programação, também existem um portal específico. Os fiéis e público em geral pode acessar e descobrir o que a comunidade tem promovido
  • Social – É parte da estrutura que se volta à assistência social. Estão os principais programas que o grupo disponibiliza para ajudar pessoas mais carentes, por exemplo.

Portanto, é assim que se apresenta a Canção Nova, uma comunidade católica aberta para o mundo, focada em evangelizar e melhorar a vida das pessoas.