Tenho uma Loja de Celulares – Como Melhorar?

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Pergunta do leitor

Bom dia Leandro td bem?
Tenho uma pequena loja de celulares, trabalho só com vendas há 2 anos.
Já enfrentei muitas dificuldades, mas com a graça de Deus tenho superado e aprendido a cada dia.
Vendo a vista e a prazo no cartão e no crediário. Uma das maiores dificuldades são: capital de giro, fornecedor e etc.
Qual a dica que vc teria para melhorar meu negocio ou até mesmo mudar alguma coisa?
Obrigado

Resposta do consultor Leandro:

Vamos identificar o empreendimento:

Empreendimento:

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  • Loja de Celulares

Problemas:

  • Crédito
  • Fornecedores
  • Ideias para Melhorar

Prezado Adenilson,

Parabéns pela visão. São raros os empreendedores que conseguem olhar para o próprio empreendimento e identificar quais são os principais problemas. Muito valiosa sua postura!

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Vou lhe responder sobre Ideia de Melhoria e sobre Capital de Giro que você perguntou.

1º ponto: Dicas para Melhorar

Existe uma prática muito forte e eficaz para o empreendedor:

Aumente o volume de vendas de produtos que tem dão mais lucro
e reduza as vendas de produtos que são menos lucro.
 

Aumente vendas dos produtos que dão MAIS lucro, Diminua vendas dos que dão MENOS lucro

Como fazer isso? Faça em dois passos:

a) Passo 1: Faça uma lista dos produtos que dão mais lucro (no máximo 5 pra começar), estes produtos você vai promover, vai dar foco (não se preocupe em listar os mais produtos “fracos”)

b) Passo 2: Esses 5 produtos que dão mais lucro, a partir de agora você vai dar foco: vai colocar na melhor posição da vitrine (sempre), vai publicar no Facebook, vai mandar imagem/propaganda dele no grupo de Whatsapp e qualquer outro meio que você use pra divulgação, seja rádio, folders, carro de som, etc.

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Exemplo: imagine que capinha para celular tenha um lucro excelente. Então você dará foco nesse produto: vai criar banners, folders na boca das escolas do municipio, semáforos e propaganda no Facebook, todos falando de capinhas, das novidades em capinhas, das promoções de capinhas, sorteios, etc. Foco nas capinhas!!!

Amanheça pensando em como você vai melhorar o volume de vendas desses 5 produtos mais lucrativos, passe o dia pensando neles, vá dormir pensando neles.

Dica de ouro para negócios locais:

Você sabia que propaganda paga para regiões pequenas (como uma cidade de até 250 mil habitantes) é super barata e funciona muito bem?

Você usa propaganda paga no Google Adwords e no Facebook?

Para empresas que vendem pra todo o Brasil esse tipo de propaganda é cara….

[su_note note_color=”#efefef”]…mas para quem tem um negócio local como o seu, Adenilson, é fácil alcançar algumas milhares de pessoas na semana gastando R$ 25 reais, por exemplo.[/su_note]

No seu caso, de uma loja de produtos físicos é assim:

  • A propaganda no Facebook funciona para incentivar a venda pro usuário que está “passeando” pela internet. Veja como anunciar no Facebook aqui.
  • A propaganda pelo Google Adwords serve para vender para o usuário que está procurando ativamente pelo produto específico. Veja como anunciar no Google aqui.

Exemplo no caso do Facebook:

O usuário está passeando pelo Facebook e “por acaso” aparece uma imagem linda de um lindo celular… numa promoção em que se junto uma capinha… Nesse caso você está induzindo o usuário à sua compra. Mas lembre: deixe claro no anúncio do Facebook que se trata de uma promoção na sua cidade, da sua loja!

Exemplo no caso do Google Adwords:

Nesse caso o usuário digita lá no Google algo como “comprar celular Moto C“… e então o Google mostra como resultado pago a sua loja no topo da buscas.

Resumindo: Publicidade Paga na Internet costuma ajudar muito no sentido de mostrar pra muito mais pessoas da sua cidade que sua loja existe e tem coisa boa pra vender!

Se você já faz publicidade no Facebook e no Adwords, releia acima e direcione melhor sua estratégia.
Se você ainda não faz esse tipo de propaganda, estude um pouco e aprenda a fazer, é super simples.

Ponto 2: Sobre Capital de Giro

Sou empreendedor e há alguns anos abandonei a ideia de conseguir o capital de giro por empréstimo. Por duas razões:

  • Primeiro porque as linhas de crédito nesse país parecem atender a algum tipo de criatura que não existe: eu mesmo nunca consegui e nunca vi alguém conseguir, mesmo minha empresa tendo faturamento bom e não ter dívidas… sem contar os juros de empréstimo, que são uma verdadeira agiotagem institucionalizada.
  • Segundo porque descobri que nós mesmos temos capacidade de “por pra quebrar” e fazer girar forte nossos empreendimentos. Melhor não gastar mais energia atrás de bancos e voar alto com nossas próprias asas!

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