Você já leu o Salmo 23? Se não, continue a leitura, pois ele tem uma das mensagens mais bonitas da bíblia.

A bíblia sagrada é a essência e a base para a religião cristã, por isso é de suma importância absorver ao máximo a mensagem que o livro sagrado tem para nos oferecer.

Então, aplicar seus ensinamentos no dia-a-dia podendo assim mostrar com as nossas ações a confiança que nós, seres humanos, temos em Deus e em sua palavra.

Conheça o real significado do Salmo 23 e como ele pode ser incorporado na sua vida.

Salmo 23

Realizando a leitura do Salmo 23 fica claro as nuances de como deve ser essa devoção, em que ele diz o seguinte:

  1. O senhor é o meu pastor, nada me faltará
  2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas
  3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome
  4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam
  5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda
  6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

salmo 23

O que ele realmente diz?

Nota-se com o clamor da primeira frase que somente de Deus é preenchida a vida do homem, que nada faltará a ele se o senhor for o seu pastor, sendo essa a única necessidade espiritual do homem e em seguida.

Na segunda linha, que a presença de Deus faz com que a vida seja mais fácil, tranquila e bela, tendo em vista a paz que a fé traz aos homens de Deus e que sendo guiado pelo Senhor, vive-se bem e sem muitas preocupações.

A leitura da palavra e a fé trazem essa paz de espírito para o homem, tendo em vista que em tempos tão difíceis para as pessoas, é preciso estar bem espiritualmente para poder também estar bem fisicamente e mentalmente, a fé traz essa paz de espírito tão desejada.

Na terceira linha, fala-se a respeito do frescor da alma e como através da fé o homem é guiado, sendo levado pelo bom caminho, o caminho da verdade, da justiça e da bondade, seguindo e sendo levado pelo amor de Deus e por Deus.

Mesmo que caminhando por caminhos perigosos, sem esperança e na presença do mal, tem a certeza de que a proteção e o consolo do Senhor estarão sempre presentes mesmo nos seus dias mais difíceis e obscuros, onde a esperança e fé são as estrelas guias.

A realidade do dia-a-dia nos faz esquecer muitas vezes a importância da verdade e da justiça, da bondade, nas atitudes recorrentes nos nossos dias corridos, como ser gentil com o próximo, não mentir.

Esse salmo justamente tem o objetivo de deixar claro que mesmo em momentos difíceis, não importa o que aconteça, a fé no Senhor lhe trará calma e sabedoria.

Isso servirá para saber lidar melhor tanto com situações do dia-a-dia quanto com situações anormais e difíceis.

Nas últimas duas linhas, é perceptível que mesmo na presença dos seus inimigos a paz de espírito deve permanecer, e que se banhando com a água e serenidade divina o seu corpo só emana coisas boas, atitudes de bondade, sutileza e misericórdia.

Esses são essenciais e de fato, a base para que a vida seja serena e bela ao lado do Senhor todos os dias.

Ao fim do salmo é transbordada a mensagem de que a misericórdia e a serenidade são essenciais na fé em Deus, principalmente ao lidar com inimigos, pessoas com más intenções, etc.

Assim, a presença de Deus na vida do homem fica cada vez maior e real.

O salmo é uma demonstração pura e sublime dentro da bíblia da devoção do homem a Deus.

É um exemplo claro da forma como os de fé cristã devem seguir a vida e a mentalidade de um homem de Deus, que não simplesmente acredita na palavra.

Mas, que também dedica sua vida para louvar e também ser um exemplo de um ser bondoso e consciente da magnitude e sabedoria do Senhor e de seus ensinamentos aplicando-os ao máximo em suas atitudes perante a sociedade.

Gostou dessa explicação do Salmo 23? Continue seguindo nosso blog e confira mais conteúdos sobre importantes passagens bíblicas!